PALAVRA DO BISPO DO ALGARVE

O ministério ordenado, garantia permanente da presença sacramental de Cristo, é imprescindível na vida de uma comunidade cristã. Enquanto responsável pelo funcionamento orgânico da comunidade, o presbítero é chamado a ser o homem da comunhão, empenhado em despertar e acompanhar vocações, promover carismas e ministérios, fomentar e apoiar a formação e a integração de leigos e suas associações ou movimentos na vida eclesial, criando as condições de uma real participação e efectiva corresponsabilização de todos na missão da Igreja. O presbítero está ao serviço de todas as vocações e estas, por sua vez, pela reciprocidade da comunhão, orientam-se para o ministério ordenado.

Deste modo o cuidado com o Seminário, enquanto viveiro de vocações sacerdotais, deve tornar-se dever e empenho de toda a Igreja diocesana, para garantir a formação dos futuros presbíteros e a constituição de comunidades eucarísticas como plena expressão da experiência cristã.

O Seminário só poderá realizar plenamente a sua finalidade com o apoio de toda a Igreja diocesana manifestado pelo afecto, oração, comunhão e generosidade, traduzida, também pela ajuda material.

A missão imprescindível do nosso Seminário merece todo o nosso apoio. Estou certo de que continuarei a encontrar em todos vós o testemunho do carinho que nutris por ele, pela sua equipa responsável e pelos nossos seminaristas e pré-seminaristas.

Nunca é demais recordar o lugar primordial do Seminário, verdadeiro coração da Diocese, entre as diversas instituições diocesanas. Sem o Seminário e a realização da sua finalidade, não há sacerdotes, não há Eucaristia nem a demais vida sacramental… não há Igreja. Todos somos chamados a cultivar este “canteiro de estimação” onde cresce e se fortalece a semente da vocação, que o Senhor da Messe continua a semear no coração daqueles que chama ao seguimento pleno de Cristo e ao anúncio da Boa Nova do Reino. O aprofundamento da fé, robustecida pela oração e pelo estudo, e a aquisição das qualidades humanas necessárias ao exercício do ministério ordenado, constituem elementos fundamentais da missão do Seminário. A Igreja e o mundo de hoje precisam de “sentinelas” que apontem, com a palavra e a vida, para Cristo, e sejam referência credível de Deus nas nossas comunidades e na sociedade em geral.

† Manuel Neto Quintas

Bispo do Algarve