BIBLIOTECAS

Biblioteca Antiga do Seminário 

A Biblioteca Antiga do Seminário de São José da Diocese do Algarve é constituída por duas salas situadas na zona do antigo Paço Episcopal, que mais tarde integrou o edifício do Seminário de São José aquando da sua construção, por D. Francisco Gomes do Avelar. Esta Biblioteca tem como espaço um conjunto de duas salas, comunicáveis entre si. A primeira contém o espólio bibliográfico classificado como antigo (séculos XVI a XVIII), enquanto a segunda guarda um conjunto de livros do século XIX e princípios do século XX.

No que respeita ao fundo de Reservados da Biblioteca Antiga do Seminário (primeira sala acima referida), trata-se de um espólio bibliográfico constituído por mais de 1200 espécies, sendo que destas, 1167 estão devidamente catalogadas, tendo a obra mais antiga sido impressa no ano de 1501. Esse trabalho de catalogação foi realizado na primavera de 1997, na ocasião do Bicentenário do Seminário de São José da Diocese do Algarve, por Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão, especialistas da Universidade de Coimbra.

Como as próprias descrevem na apresentação do catálogo, o fundo de Reservados “é constituído na sua generalidade por livros de Orações, de Hagiografia, Parenética, Teologia Moral e Dogmática, Direito Canónico e Civil, Sagrada Escritura, de prática religiosa, como Missais e Breviários, e por um grande número de pequenos livros e manuais, cujas áreas temática vão desde os autores clássicos em edições escolares, até obras de carácter pedagógico ou obras básicas de oratória, medicina ou farmacologia”.

 

Na segunda sala podemos encontrar um conjunto de cerca de 7700 espécies, maioritariamente impressas no século XIX e na primeira metade do século XX. No entanto, surgem neste acervo algumas exceções de obras já da segunda metade do século XX, bem como algumas classificadas como Antigas (dos séculos XVII e XVII), não constantes no espaço nem no catálogo do fundo de Reservados porque foram encontradas e doadas à Biblioteca do Seminário numa fase posterior. Ao contrário do fundo de Reservados, este conjunto bibliográfico ainda não se encontra catalogado. Porém, é possível referir que é constituído na generalidade por livros de Sagrada Escritura, Orações (breviários, devocionários, missais, entre outros), Teologia (Dogmática, Moral, Pastoral), Direito Canónico, Homilética, História Eclesiástica; mas Literaturas Clássicas, Literaturas Estrangeiras, Direito Civil, Política, História Universal e de Portugal, Medicina, Física, entre outros.

 

 

Para além do notável conjunto bibliográfico, esta sala destaca-se pela sua decoração. É dotada de um tecto de masseira, com diversos caixotões de madeira pintada que apresentam uma primorosa ornamentação de brutesco fantasioso, provavelmente encomendado pelo Bispo D. Francisco Barreto I (1636-1649). Na opinião do historiador Vítor Serrão “é de salientar a alternância de painéis pintados a oiro e a grisaille (cinza), bem como a semelhança com o excecional tecto de masseira da Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra”.

 

Biblioteca de Estudo do Seminário de S. José  

Instalada no piso superior do edifício, a Biblioteca de Estudo do Seminário de S. José foi criada em 1999, numa das salas destinadas à ao estudo dos seminaristas, para acolher e conservar uma extensa doação de livros feita por um algarvio a este Seminário. Daí em diante, permanecendo como Sala de Estudo do Seminário, tornou-se a principal Biblioteca de apoio ao estudo e à formação académica, religiosa e cultural dos alunos do Seminário.

Em 2021, motivado pela necessidade de dotar a formação dos seminaristas de um conjunto de meios específicos e atualizados, o conjunto bibliográfico que constituía a Biblioteca de Estudo do Seminário de S. José foi modificado. Transferido o acervo aqui presente, desde 1999, para as estantes da Biblioteca Geral do Seminário, ficou a Biblioteca de Estudo exclusivamente dedicada à formação académica, espiritual, vocacional e teológica.

Esta Biblioteca é atualmente constituída na generalidade por livros de Literatura Portuguesa e Estrangeira, História Universal e de Portugal, Filosofia, Artes, Espiritualidade, Teologia Fundamental e Dogmática, Sagrada Escritura, Liturgia, Direito Canónico, História da Igreja, Hagiógrafos, Periódicos, entre outros. Além destas áreas do conhecimento, a Biblioteca foi também enriquecida com uma outra dedicada especificamente a bibliografia relativa à Região e à Diocese do Algarve.

 

Biblioteca Geral do Seminário de S. José 

A Biblioteca Geral do Seminário de S. José da Diocese do Algarve, situada no piso térreo do edifício, foi criada em 2005 para acolher e conservar um conjunto bibliográfico que as demais bibliotecas e outras salas já não podiam comportar.

Verificando-se, porém, o grande aumento de doações de fundos bibliográficos, resultantes de vários sacerdotes algarvios, antigos alunos deste Seminário e outras personalidades, este espaço tornou-se o lugar adequado para acolher e conservar estes acervos.

Nesta Biblioteca podemos encontrar uma extensa variedade de áreas e saberes, resultantes dos diversos gostos, estudos e formações dos seus proprietários. Entre estes, encontram-se os acervos doados pelo Mons. Henrique Ferreira da Silva (aluno, professor e reitor deste Seminário), pelo Mons. Analide Coelho Guerreiro (aluno e formador), pelo Cón. Firmino Dinis Ferro (aluno e formador), pelo Dr José António Pinheiro e Rosa (aluno e professor), por Mário Leiria Aranha, pelo Pe José António Nobre Duarte (aluno e diretor espiritual) e pelo Cón. José Pedro de Jesus Martins (formador e reitor).