Restaurada imagem do Senhor Crucificado da Capela do Seminário
Após um processo de trabalhos de restauro e conservação de cerca de quatro meses, iniciado em Junho passado, a imagem do Senhor Crucificado regressou à Capela do Seminário de São José no passado dia 22 de Outubro.
Levado a cabo por João Filipe, devidamente acompanhado pela Equipa de Conservação e Restauro do Museu Municipal de Faro, no âmbito de um trabalho final de estágio, a imagem (do século XVIII) foi alvo de análise, limpeza e remoção de vernizes e repintes, tratamento de áreas fragilizadas, entre outros.
Regressada à Capela, a imagem do Senhor Crucificado, apresenta-se agora com uma aparência mais próxima da original, revelando-se, deste modo, a beleza e a qualidade quer da escultura quer da pintura.
O restauro desta imagem marca, assim, o início de um programa de recuperação, conservação e restauro do património religioso (arte sacra) do Seminário de São José – escultura, pintura, entre outros.
O Seminário de São José de Faro, procurando colocar o seu património artístico e religioso em mãos especializadas e credenciadas para o efeito, manifesta aqui a sua mais profunda gratidão por todo o empenho, a título gratuito, levado a cabo pela Equipa de Conservação e Restauro do Museu Municipal de Faro no tratamento desta imagem.