Seminário de Faro celebrou 224 anos da sua abertura
No dia 8 de Janeiro último, ocorreram os 224 anos da abertura solene do Seminário de São José da Diocese do Algarve, por D. Francisco Gomes do Avelar. Mandado edificar por este mesmo Bispo, foi ele que, em 8 de Janeiro de 1797 o abriu, admitindo como comunidade inaugural, um grupo de doze seminaristas.
Devido à situação pandémica, mas não querendo deixar de assinalar tão importante data, a celebração festiva cingiu-se à comunidade que atualmente constitui o Seminário – Equipa Formadora, Seminaristas e Funcionários – sob a presidência do Senhor Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.
Assim, para assinalar este dia, foi celebrada a Eucaristia Solene, pelas 12 horas, estando presentes os membros da Equipa Formadora, todos os seminaristas e os funcionários. À Eucaristia, seguiu-se o almoço festivo com toda a comunidade, após o qual, para conhecimento e contacto dos seminaristas e funcionários, esteve patente uma pequena exposição na Biblioteca Antiga com os documentos fundadores do Seminário, manuscritos por D. Francisco Gomes (Regulamento, Regras, Livro de Contas, etc), bem como alfaias litúrgicas encomendadas para a abertura do mesmo.
Convidamos todos a dar graças ao Senhor por ter inspirado e encorajado o Bispo D. Francisco Gomes do Avelar a empreender tão grande obra material, espiritual e pastoral que é o nosso Seminário de S. José que, ao longo destes 224 anos de vida, tem sido um imenso dom para a Igreja do Algarve.