«Não tenhamos medo de aceitar o sonho de Deus»
Seminário de Faro celebrou São José
Ocorreu no dia 19 de Março a Solenidade de São José, patrono a quem está confiado o nosso Seminário de Faro. Por esta razão, à qual se acrescenta o facto de estarmos em pleno Ano de São José convocado pelo Papa Francisco, a comunidade do Seminário de Faro procurou viver e celebrar festivamente este dia.
Assim, além de vários atos litúrgicos e de momentos de confraternização vividos entre a comunidade do Seminário (Seminaristas, Equipa Formadora e Funcionários), a celebração eucarística foi o acontecimento central deste dia de festa.
Na homilia, o padre António de Freitas, que presidiu à Eucaristia, referiu a importância de «olharmos para os aspetos que caracterizam a pessoa de São José. Homem silencioso e discreto, não deixou de ser, assim mesmo, decisivo no projeto redentor de Deus. Por isso mesmo, na vida de quantos se abrem à vocação sacerdotal, a busca discreta e silenciosa é crucial para compreendermos os misteriosos sonhos de Deus a respeito de cada um».
Continuando a homilia, acrescentou que «tal como a José, também o Senhor, sob muitas formas, diz a cada um de nós “Não temas aceitar”. Não tenhamos medo de aceitar o sonho de Deus a nosso respeito, porque se é de Deus, gerar-se-á não a partir das nossas forças, mas sim pela ação do Espírito Santo». Por fim, exortou todos a que «aceitemos sonhar a vida e a história da humanidade com Deus. Deixemos que se realizem em nós os sonhos de Deus, em vez de apenas queremos realizar os nossos sonhos. Estes últimos, fecham-nos em nós mesmos, por mais belos e justos que sejam. Ao contrário, os sonhos de Deus fazem-nos sair de nós mesmo, abre-nos a vida e tornam-nos plenos, porque guiados por Ele numa vida feita entrega».
Nas intenções da celebração eucarística foram confiados a Deus todos aqueles que, falecidos, fizeram partes da história e da vida deste Seminário (bispos, formadores, funcionários, seminaristas e benfeitores), sem esquecer de rezar pelos que ainda permanecem entre nós.